Olá pessoal,

No post anterior vimos que, considerando as provas de 1ª Fase de 2010 a 2016, Macroeconomia (incluindo macroeconomia aberta) foi o tópico mais solicitado, apresentando entre 8 e 12 itens (2 a 3 questões), 39% dos itens em média. Na sequência de importância, aparecem Economia Brasileira (com 25% dos itens), Comércio Internacional (com 21% dos itens) e Microeconomia, o tópico menos solicitado, com 14% dos itens.

Nesse post, apresento, de forma desagregada, os temas mais solicitados em cada uma dessas disciplinas.

MACROECONOMIA lidera o ranking por causa da elevada frequência de questões sobre balanço de pagamentos, moeda e, em menor medida, contas nacionais. Isto significa que a banca prefere demandar questões de contabilidade social (metodologias e conceitos das variáveis macroeconômicas) e não questões de Teorias e Modelos Macroeconômicos. Nesse campo mais teórico, têm sido mais frequentes questões de macroeconomia aberta, especialmente câmbio, regimes cambiais e modelo mundell-fleming (o modelo IS/LM/BP). Implicações disso? 1. É essencial dedicar-se muito e aprender bem contas nacionais, balanço de pagamentos e sistema monetário, pois esse conjunto de temas é muito cobrado no TPS e é a base para entender bem Teoria Macroeconômica (que na terceira fase aparece com mais frequência) e Economia Brasileira (importantíssima, presença certa no TPS e Terceira Fase). 2. Temas de câmbio, macroeconomia aberta e economia internacional também são preferidos pela banca, tanto do TPS quanto da Terceira Fase.

1

1

ECONOMIA BRASILEIRA merece um post separado para sugestões de como e onde estudar. E o que estudar de economia brasileira? A resposta é TUDO. É questão certa das provas de primeira e terceira fase (às vezes até duas questões), cai exatamente como está na bibliografia (livros, apostilas, questões de provas anteriores) e a grande maioria dos candidatos vai para a prova sabendo todo o conteúdo. Vejam abaixo a tabela e o gráfico dos tópicos de economia brasileira cobrados nas provas anteriores.

3

2

Na disciplina de MICROECONOMIA, como se pode ver abaixo, os tópicos mais importantes são aqueles referentes às estruturas de mercado. As características e a determinação de preços e quantidades em mercados de concorrência perfeita, concorrência monopolística, monopólio e oligopólio são os temas mais solicitados nas provas.

5

3

Em ECONOMIA INTERNACIONAL, que aqui trata de Comércio Internacional (pois incluí os temas de macroeconomia aberta em MACROECONOMIA), os tópicos mais importantes são as teorias clássica e neoclássica do comércio (vantagens comparativas, o teorema de Heckscher-Ohlin) e instrumentos de proteção comercial (tarifas, quotas, etc). O Sistema Multilateral de Comércio e a política comercial brasileira podem sempre ser solicitados tanto em economia quanto política internacional.

7

4

Para acessar a tabela detalhada com a distribuição das questões do TPS por disciplina e tópicos clique aqui.

banner-para-o-mailchimp