Olá pessoal,
No post anterior vimos que, considerando as provas de 1ª Fase de 2010 a 2016, Macroeconomia (incluindo macroeconomia aberta) foi o tópico mais solicitado, apresentando entre 8 e 12 itens (2 a 3 questões), 39% dos itens em média. Na sequência de importância, aparecem Economia Brasileira (com 25% dos itens), Comércio Internacional (com 21% dos itens) e Microeconomia, o tópico menos solicitado, com 14% dos itens.
Nesse post, apresento, de forma desagregada, os temas mais solicitados em cada uma dessas disciplinas.
MACROECONOMIA lidera o ranking por causa da elevada frequência de questões sobre balanço de pagamentos, moeda e, em menor medida, contas nacionais. Isto significa que a banca prefere demandar questões de contabilidade social (metodologias e conceitos das variáveis macroeconômicas) e não questões de Teorias e Modelos Macroeconômicos. Nesse campo mais teórico, têm sido mais frequentes questões de macroeconomia aberta, especialmente câmbio, regimes cambiais e modelo mundell-fleming (o modelo IS/LM/BP). Implicações disso? 1. É essencial dedicar-se muito e aprender bem contas nacionais, balanço de pagamentos e sistema monetário, pois esse conjunto de temas é muito cobrado no TPS e é a base para entender bem Teoria Macroeconômica (que na terceira fase aparece com mais frequência) e Economia Brasileira (importantíssima, presença certa no TPS e Terceira Fase). 2. Temas de câmbio, macroeconomia aberta e economia internacional também são preferidos pela banca, tanto do TPS quanto da Terceira Fase.
ECONOMIA BRASILEIRA merece um post separado para sugestões de como e onde estudar. E o que estudar de economia brasileira? A resposta é TUDO. É questão certa das provas de primeira e terceira fase (às vezes até duas questões), cai exatamente como está na bibliografia (livros, apostilas, questões de provas anteriores) e a grande maioria dos candidatos vai para a prova sabendo todo o conteúdo. Vejam abaixo a tabela e o gráfico dos tópicos de economia brasileira cobrados nas provas anteriores.
Na disciplina de MICROECONOMIA, como se pode ver abaixo, os tópicos mais importantes são aqueles referentes às estruturas de mercado. As características e a determinação de preços e quantidades em mercados de concorrência perfeita, concorrência monopolística, monopólio e oligopólio são os temas mais solicitados nas provas.
Em ECONOMIA INTERNACIONAL, que aqui trata de Comércio Internacional (pois incluí os temas de macroeconomia aberta em MACROECONOMIA), os tópicos mais importantes são as teorias clássica e neoclássica do comércio (vantagens comparativas, o teorema de Heckscher-Ohlin) e instrumentos de proteção comercial (tarifas, quotas, etc). O Sistema Multilateral de Comércio e a política comercial brasileira podem sempre ser solicitados tanto em economia quanto política internacional.
Para acessar a tabela detalhada com a distribuição das questões do TPS por disciplina e tópicos clique aqui.